sábado, 19 de abril de 2014

As escolhas alimentares que realizamos ao longo da vida têm influência direta sobre quanto tempo vivemos. A expectativa de vida aumentou nos últimos anos, por isso precisamos adotar hábitos alimentares saudáveis desde cedo para garantir uma velhice com mais saúde e qualidade de vida.
Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes antioxidantes, prolonga a juventude e protege o organismo contra os efeitos do tempo.
Os radicais livres são produzidos naturalmente em nosso organismo durante processos como respiração e produção de energia. Essas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e para o desenvolvimento de doenças degenerativas, como câncer, aterosclerose, artrite reumática, entre outras.
Quando há desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, ocorre o chamado estresse oxidativo, que inicia o processo de envelhecimento do organismo.
As células envelhecidas são mais suscetíveis a lesões e possuem menor poder de defesa, o que facilita a ação dos radicais livres e colabora ainda mais com o envelhecimento, gerando um círculo vicioso. Daí a importância do consumo de alimentos ricos em antioxidantes na rotina de quem deseja permanecer jovem por mais tempo não apenas na aparência mas também nas funções metabólicas.
Para diminuir os males causados pelos radicais livres, precisamos ingerir antioxidantes. Estes são vitaminas, minerais ou fitoquímicos encontrados nos alimentos ou suplementos que se ligam aos radicais livres, tornando-os inofensivos.
Os alimentos com propriedades antioxidantes combatem e neutralizam a ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento e ajudando na prevenção e no tratamento do câncer e de doenças cardiovasculares, além de fortalecer o sistema imunológico.
O que incluir na alimentação para a longevidade e para retardar o envelhecimento?
Geleia real
As vitaminas C e E e o inositol presentes na geleia real possuem ação antioxidante, atuam neutralizando a ação dos radicais livres e prevenindo os efeitos indesejados relatados.
Estudos demonstram ainda que os aminoácidos existentes na composição da geleia real podem auxiliar na síntese de colágeno, responsável pela sustentação da pele. Assim, esse superalimento é capaz de combater flacidez e rugas, retardando o envelhecimento. Os mesmos estudos relacionam ainda a função de manutenção de níveis adequados do estrogênio (hormônio feminino) com a longevidade, a beleza e o rejuvenescimento da pele.
A geleia real pode ser encontrada in natura e liofilizada (em cápsulas). A versão in natura deve ser guardada sob refrigeração e consumida em jejum, colocando-a embaixo da língua. É preciso aguardar alguns minutos para sua completa absorção antes de consumir alimentos. A quantidade de consumo sugerida para adultos é de 1 grama por dia. Para crianças acima de 4 anos, indica-se a metade da dose (0,5 grama por dia). Já a liofilizada em cápsulas dispensa a refrigeração e deve ser usada segundo recomendação do fabricante.
Cranberry
Fruta pequena, de cor vermelho-escura, típica dos EUA, é rica em antocianinas e em vitamina C, que apresentam potente ação antioxidante, combatendo os radicais livres e retardando o envelhecimento precoce da pele. Atua também na prevenção do câncer, principalmente de mama, no controle das taxas de colesterol e na prevenção de doenças cardíacas. Pesquisas mostram sua eficácia no tratamento de infecções urinárias.
Goji berry
Frutas vermelhas, parecidas com uvas, originárias do noroeste da China e do Tibete. Em 100 gramas dessas frutinhas, temos 2500 mg de vitamina C, que é um potente antioxidante. Também é fonte de betacaroteno, relacionado à maior defesa imunológica.
Romã
É uma fruta originária do Oriente Médio. Seu suco apresenta uma composição de diversos antioxidantes fenólicos: antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos, como o elágico, e tanino.
Pesquisas mostram que o suco de romã apresenta ação antioxidante até três vezes maior que a do vinho tinto e a do chá-verde.
Possui flavonoides que auxiliam na desintoxicação do organismo, exerce ação antiproliferativa e anti-inflamatória, tendo papel na prevenção e no tratamento do câncer, e seus polifenóis atuam na redução dos níveis de LDL.
Cacau
É rico em polifenóis e catequinas, substâncias de ação antioxidante que atuam no retardo do envelhecimento.
Pode reduzir as concentrações de triglicérides, prevenir a aterosclerose, melhorar a circulação e prevenir o diabetes. O cacau é encontrado em pó e nos chocolates amargos com maior percentual desse nutriente (30%, 50% e 70%).
Cúrcuma
Também conhecida como açafrão, é fonte de curcumina, de ação antioxidante, por isso evita o envelhecimento precoce.
Possui potencial anticâncer, destoxificante, antimicrobiano e anti-inflamatório. Protege nosso organismo de doenças cardiovasculares e do início e desenvolvimento de tumores. A cúrcuma não pode ser aquecida em excesso, por isso uma boa dica é adicioná-la ao arroz integral ou ao molho de tomate no final do cozimento.
Óleo de coco
Rico em vitamina E, um potente antioxidante, atua reduzindo o processo de envelhecimento das células.
Fortalece a imunidade, atua no controle das taxas de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares, e evita o aparecimento de câncer por neutralizar os radicais livres, que podem danificar as células, promovendo o surgimento de tumores.
Suco de uva integral
Fonte de resveratrol, poderoso antioxidante presente na casca da uva, retarda o processo de envelhecimento. Atua ainda inibindo a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária e auxiliando no controle da pressão arterial. Por isso é considerado um coadjuvante na prevenção de doenças cardiovasculares.
Óleo de abacate
Possui alto teor de vitamina E, antioxidante que atua inibindo os radicais livres e retardando o processo de envelhecimento.
O óleo de abacate é rico em ácido oleico (ômega-9), que atua promovendo o aumento do HDL e a redução dos níveis de LDL, contribuindo dessa forma para a prevenção de doenças cardiovasculares. Os fitosteróis presentes no óleo atuam ainda na prevenção de doenças cardiovasculares.
Chia
Devido ao alto teor de ômega-3, auxilia na redução e no controle de colesterol, triglicérides e hipertensão arterial. Apresenta grande quantidade de nutrientes antioxidantes, que neutralizam a ação dos radicais livres, podendo prevenir o câncer e doenças cardiovasculares e retardar o envelhecimento precoce.
Todos envelhecemos, mas, por meio de escolhas alimentares corretas, prática regular de atividades físicas e bons hábitos de vida, podemos envelhecer mais devagar e com mais bem- estar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário